Ações de Cidadania

O projeto Ações de Cidadania, que visa estabelecer um contato direto com a sociedade do Distrito Federal por meio de atividades desenvolvidas pelos membros da Diretoria Executiva com a participação dos filiados.As atividades têm por objetivo encontrar soluções criativas para problemas já conhecidos e apresentar o PV como agremiação de relevância social, além da atuação política, representando os anseios reais da população.

As atividades partidárias consistem em uma importante ferramenta de contato com a sociedade. “Os partidos precisam reinventar formas de fazer política, de forma transversal e atendendo a representatividade esperada pelas pessoas. Com a crise das instituições políticas em decorrência dos escândalos envolvendo diversos partidos, entendemos que o PV, legenda de programa conciso e limpo, oferece uma alternativa para enfrentar, junto com a população, os problemas do cotidiano, buscando uma nova forma de se relacionar com a sociedade”, afirma Eduardo Brandão, presidente do PVDF.

O projeto será realizado até o final de 2016 e prevê mutirões de limpeza no Lago Paranoá, blitz de conscientização sobre os impactos da radiação solar e da poluição do ar na saúde coletiva, ações de prevenção e combate a violência contra a mulher, dentre outras.

A próxima Ação de Cidadania acontece no dia 1 de outubro ( Parque da Cidade, às 9h), quando membros da executiva distribuirão materiais de conscientização sobreos riscos para a saúde em decorrência da exposição excessiva aos raios UVA e UVB.  As agendas previstas de atividades serão divulgadas com antecedência pelo site, facebook e email institucional do partido.

Mulheres contra a violência

Em face ao crescente número de situações de violência contra mulheres, a Secretaria da Mulher e a Juventude do Partido Verde do Distrito Federal desenvolveram o projeto #ApitAcao, que visa instrumentalizar mulheres por meio do uso de apitos para enfrentar situações de constrangimentos e abusos em locais públicos. Os apitos serão distribuídos em áreas públicas, juntamente com material explicativo e orientações sobre legislação, números de segurança e demais informações.

Os apitos podem ser importantes aliados para a proteção. O sinal sonoro é universalmente reconhecido como um alerta de emergência ou pedido de socorro. Esta estratégia está sendo utilizada amplamente em diversos países. Existem ações similares na África do Sul, Inglaterra e México.

O #ApitAcao iniciou suas atividades em 17 de agosto, na rodoviária do Plano Piloto. Na ocasião, foram distribuídos apitos e materiais explicativos com dicas de segurança para evitar as ocorrências, especialmente em locais públicos. Na ocasião, membros do partido realizarão sensibilização com homens e mulheres usuários do transporte coletivo público.  Em 23 de agosto, foi a vez de levar o projeto para a Universidade de Brasília. Durante o “Orange Day”, dia proposto pela ONU de enfrentamento da violência, o Partido Verde esteve em agenda proposta pela Diretoria de Diversidade, no Campus da Asa Norte.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação PVDF