Férias no DF – Conheça o roteiro verde para curtir com crianças

Chegado o período de férias escolares, o desafio é entreter os pequenos gastando pouco e, de preferência, em contato com a natureza. Aproveite o tempo livre para conhecer os parques ecológicos do Distrito Federal e desfrute da infraestrutura disponível em harmonia com o meio ambiente.

Espalhados por todas as regiões do DF existem mais de 70 parques ecológicos. Dentre áreas verdes, cachoeiras e equipamentos públicos, algumas unidades oferecem segurança, pistas de caminhada, piscinas, parquinhos e são o lugar ideal para um piquenique com a família e os amigos, prática de esportes coletivos e muita diversão.

O Partido Verde do Distrito Federal apresenta o roteiro verde, com cinco unidades selecionadas para curtir e relaxar nas férias.

Lembramos que a exposição ao sol é essencial para a vida humana, proporcionando sensação de bem estar físico e mental. É importante ressaltar que a exposição deve ser controlada e crianças e adultos devem se proteger dos raios ultravioletas por meio do uso de filtros solares e roupas adequadas. Não se esqueça de sempre manter o corpo hidratado, ingerindo líquidos em abundância!

Vale lembrar que os Parques Ecológicos são unidades de conservação e manutenção da fauna e da flora do Cerrado. Estes espaços precisam ser protegidos e cuidados por todos os frequentadores. Observe sempre as regras de utilização dos parques e divirta-se!

  • Parque Ecológico Dom Bosco

 Localizado às margens do Lago Paranoá, o parque oferece a seus visitantes trilhas de cerrado nativo. Pode-se passear de patins e skate. Os visitantes podem visitar a Ermida Dom Bosco, tradicional monumento de Brasília. O acesso ao lago é permitido. O estacionamento é grande e comporta bem a quantidade de frequentadores. Aberto diariamente, das 6h às 18h.

Endereço – SHIS QL 30, Lago Sul.

  • Parque Águas Claras

Localizado na cidade de Águas Claras, o Parque possui parquinhos infantis, quadras de esporte, equipamentos de ginástica, trilhas para caminhada e uma lagoa. Os visitantes podem tomar duchas, após a prática de atividades e lanchar nos quiosques. Aberto diariamente, das 6h às 22h.

Endereço – Av. Castanheiras – Centro, Águas Claras.

  • Parque Olhos D’Água

Um oásis no meio da Asa Norte, o parque encontra-se próximo à área residência, com comércio próximo. Lugar ideal para um piquenique no final da tarde. A unidade possui uma lagoa com patos e tartarugas, que encantam as crianças. Pode-se tomar uma água de côco geladinha, há banheiros e pistas de caminhada. Com sorte, os visitantes podem encontrar capivaras, que utilizam a lagoa para se refrescar. Aberto diariamente das 6h às 19h.

Endereço – SGAS 613/614 – Asa Norte.

  • Parque Ezechias Heringer

Localizado no Guará, próximo à feira da região, o Parque possui vegetação densa, típica do Cerrado. Lá, há chuveiros, parquinhos infantis e muito verde e ar puro. Existe no local um pequeno orquidário, em homenagem ao agrônomo Ezechias Heringer – que dá nome ao parque. No local existem equipamentos de ginástica, pistas de caminhada e banheiros. Aberto diariamente das 6h às 18h.

Endereço – QE 40, Guará II.

  • Parque Saburo Onoyama

Localizado no coração de Taguatinga, o Saburo Onoyama é garantia de diversão. Logo na chegada, a chance de ser recepcionado por pequenos macaquinhos é enorme. No local, conhecido popularmente como a Água Mineral de Taguatinga, existe uma enorme piscina pública, de entrada gratuita. Existem trilhas, quadras poliesportivas e parquinhos. Há ainda lanchonete e churrasqueiras. Lembramos que, por ser uma unidade de conservação, é proibido o consumo de bebidas alcoólicas e deve-se tomar cuidado com a manutenção da área. Aberto diariamente, das 6h às 18h.

Endereço – AE – Taguatinga Sul.