Juventudes partidárias realizam seminário de capacitaçãos para eleições 2018

O Seminário “Ciclo de formação para a renovação política no DF” é um esforço coletivo das juventudes dos partidos políticos do Distrito Federal em conjunto com a Escola do Legislativo do Distrito Federal, da Câmara Legislativa do DF. A iniciativa suprapartidária nasce da necessidade de unir esforços pelo fortalecimento da pauta da juventude e para o incentivo da renovação dos quadros políticos na capital. A atividade acontece no próximo sábado, 9 de dezembro, das 9h às 19h, no auditório da CLDF.

O cenário político brasileiro é de descrença na democracia representativa. Após inúmeros escândalos envolvendo figuras tradicionais, a crise de representatividade atingiu seus maiores índices históricos desde a primeira eleição direta, em 1989. Os partidos políticos se afastaram da população que, de forma geral, que não se vê representada pelos políticos que estão no poder.

A renovação política é uma bandeira globalizada e diversos países já contam com experiências positivas como a eleição de nomes como Macron, na França, os prefeitos populistas de Roma e a Frente Ampla no Uruguai. A agenda da renovação se apresenta com urgência quando dados e pesquisas nos mostram que grande maioria da população pretende não reeleger nenhum dos nomes que já estão postos no cenário – pesquisa Idea Big Data, 13/05/2017.

Outro importante aspecto é a participação eleitoral dos jovens que, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, representa 16,1% do eleitorado brasileiro no último pleito. A juventude também não está representada.

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral, na eleição de 2014, nenhum eleito estava na faixa dos 20 aos 29 anos, período que compreende a juventude segundo a Organização das Nações Unidas. Foram registradas 213 candidaturas para o legislativo local, na faixa etária dos 20 aos 39 anos. Para deputado federal, foram 128 candidatos jovens, mas, entre os eleitos, o mais novo tinha 44 anos. Antes dessa faixa etária, apenas 25 pessoas de 20 a 39 anos disputaram à vaga para a Câmara Federal e não houve nenhum candidato jovem à cargos majoritários.

Para Rayssa Tomaz, Secretária de Comunicação do Partido Verde do DF e uma das organizadoras, a atividade será uma ótima oportunidade para quem quer participar da eleição e ainda possui poucas informações do processo. “Estamos muito felizes em ver que estamos indo pra um momento eleitoral diferente em 2018, onde pessoas de diferentes ideologias e pensamentos conseguem se articular em prol do melhor para o DF. Esperamos que cada vez mais, tenhamos um processo qualificado e mais horizontal, onde o máximo de pessoas possam participar em condição de igualdade. Sabemos que há abismos eleitorais muito grandes, na maioria das vezes por conta das disponibilidades financeiras que alguns candidatos têm e outros não, mas a internet está aí pra estimular novas formas de fazer política e entusiasmar novos nomes”, afirma Rayssa.

O Seminário “Ciclo de formação para Renovação Política no DF” visa estimular e contribuir na formação política de jovens, para que cada vez mais eles participem da eleição de forma ativa e organizada, por meio dos partidos políticos. Entende-se que, dentro da política institucionalizada, a juventude ainda perde espaço para os nomes mais tradicionais e, por vezes, não conta com a ajuda de suas legendas por não serem as candidaturas prioritárias dentro dos partidos.

Por meio de palestras com especialistas em diversas áreas de conhecimento, como: marketing eleitoral e planejamento, estrutura do parlamento e atuação dos deputados, legislação eleitoral e noções de financiamento, é esperado que os interessados em ingressarem na vida política tenham uma instrumentalização mínima para entenderem o processo e se sintam estimulados a colocarem seus nomes à disposição para a eleição de 2018.

Dentre os participantes estão Marcelo Vitorino, responsável pela campanha digital do prefeito do Rio de Janeiro – Marcelo Crivella, Melillo Diniz, cientista político, Hélio Doyle, jornalista e responsável pela campanha do governador do Distrito Federal, Glauco Rojas, da Mentoria Eleitoral, Jorge Luis Natal, coordenador de campanhas do Partido Verde, dentre outros. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.cl.df.gov.br/elegis

 

2