No aniversário de Brasília, PV inicia ciclo de debates e estudos sobre o futuro do DF

O Partido Verde do Distrito Federal inicia no mês de abril as atividades do Projeto Distrito Federal. A ação visa estimular a participação social e o relacionamento entre sociedade e a legenda e buscar caminhos para o desenvolvimento das cidades.

O Projeto Distrito Federal é um sistema de criação de propostas de políticas públicas por meio da participação de filiados e membros do PV, colaboradores e diversos segmentos da sociedade. Este modelo propõe o debate sobre os encaminhamentos necessários para colocar o Distrito Federal na vanguarda do desenvolvimento sustentável.

Para o presidente da legenda, Eduardo Brandão, o início destas atividades, celebrando o aniversário de 57 anos da capital do país, “inspira a refletirmos sobre qual caminho queremos seguir nas próximas décadas”. “Temos agido de forma reativa, apenas corrigindo os problemas que surgem, dia após dia, na nossa jovem cidade, mas não há um plano a longo prazo que verse sobre os encaminhamentos que a sociedade espera. Podemos avançar na consolidação de políticas públicas sensíveis aos desejos das pessoas que vivem aqui e em harmonia com o que há de mais moderno nos debates das cidades mundiais”, comenta Brandão.

O projeto pretende ainda aproximar o Partido Verde dos anseios da população, representando seus interesses em harmonia com as bandeiras da legenda. Segundo o coordenador da ação, vice-presidente do PVDF, Nilton Reis, a iniciativa reflete o interesse do PV de estar “mais perto de quem deve representar”. “Precisamos ainda oferecer ao DF um caminho que garanta um desenvolvimento sustentável. Uma política de Estado, acima de mandatos políticos, comprometida com a justiça social, a manutenção do meio ambiente e com a saúde fiscal”, completa Reis.

O Projeto Distrito Federal nasceu da vontade de encontrar caminhos para os problemas do Distrito Federal. Não existe, atualmente, um projeto que contemple o desenvolvimento do DF de forma sistematizada, plural e sustentável para o médio e o longo prazo. A sociedade é penalizada pela descontinuidade de políticas governamentais.

Participação

Utilizando modelos de interação social, como plataformas digitais e outras modalidades de mobilizações, o PV pretende fomentar importantes discussões temáticas a fim de coletar as contribuições e sistematizá-las, transformando-as em um importante instrumento de representação capaz de oferecer saídas inteligentes e criativas para as questões diversas da gestão governamental.

A dinâmica de trabalho será marcada por dois momentos distintos; no primeiro, a participação e o fomento a discussões presenciais realizadas pelas coordenações. Nestas ocasiões serão realizados encontros ao longo de todo o ano, no qual o PV pretende conhecer e ouvir as propostas dos colaboradores.  Ao mesmo tempo, o partido inaugurará um sistema virtual para recebimento de colaborações, visando atingir um maior número de pessoas em todas as RAs do DF. O Site do partido será um repositório de ideias e de comunicação entre sigla, filiados e participantes das atividades.

Os interessados poderão se inscrever para participar dos grupos temáticos nas áreas de Saúde, Mobilidade e Urbanismo, Economia e Trabalho, Educação, Agenda Azul (recursos hídricos), Agenda Marrom (saneamento e resíduos sólidos), Agenda Verde (flora e fauna), Segurança pública, Turismo, Esporte, Lazer e Cultura e Habitação. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.pvdf.org.br.

Mais informações podem ser solicitadas também por email (pvdf@pvdf.org.br) ou pelos números 3321-8945 ou  9 9922-2908 (Rayssa Tomaz – secretária de Comunicação).