PV Mulher convoca filiação feminina em comemoração ao Mês da Mulher

A Secretaria Nacional de Mulheres do Partido Verde realiza diversos eventos para filiação feminina, em março. As ações fazem parte da Campanha Nacional de Filiação do PV

Nesta terça-feira (8) é comemorado o Dia Internacional da Mulher, uma das grandes conquistas femininas foi o sufrágio universal, o poder de votar e ser  votada. Em 2016, fez 84 anos do voto feminino no Brasil.  Mas apesar de ter esse direito as mulheres ainda não são maioria nos cargos políticos. Nas eleições municipais de 2012, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, foram eleitas 7.648 vereadoras, um total de 13,3% das vagas, considerado baixo, uma vez que as mulheres são mais de 50% da população brasileira.

Por isso, no ano de eleições municipais, o PV Mulher decidiu comemorar esta data com um chamado as mulheres a exercerem um poder que foi tão difícil de ser conquistado. “Todas as secretárias municipais, comandadas pelas secretárias estaduais, vão fazer ações para chamar as mulheres a se filiarem ao PV”, explica a secretária Nacional de Mulheres do PV, Shirley Torres.

Em Rio Branco/AC o ato de filiação acontece no dia 8 de março, no centro da cidade, em frente ao terminal urbano, com a participação da secretária Shirley Torres. Outro evento, no Acre, ocorre no município de Sena Madureira com distribuição de mudas de árvores frutíferas, com a participação da pré-candidata a Prefeitura do município, Charlene Lima. No mesmo dia a vice-governadora do estado de Tocantins, Claúdia Lelis, lança a pré-candidatura à Prefeitura de Palmas, na Assembleia Legislativa.

Também nesta terça-feira (8), o ato de filiação ocorre na Sede do PV/PA, em Belém, com a presença das pré-candidatas e convidadas que se filiarão. Outro evento no Pará acontece dia 13, no Portal da Amazônia, com distribuição de canecas da campanha “Adote Uma Caneca”, bate-papo com a população e engajamento de mulheres para filiação. A secretária Estadual do PV Mulher no Pará, Cristina Vasconcelos, explica a importância da mulher na política. “O fortalecimento das mulheres e sua plena participação em condições de igualdade em todas as esferas, como nos processos de decisão e acesso ao poder, para uma sociedade igualitária são metas do partido. Filie-se ao PV. Um Partido Necessário”, convida Cristina Vasconcelos.

Em Natal / RN ocorre no dia 12, o Grande Encontro do Coletivo Celina Guimarães do PV Mulher, com a palestra: “A Violência contra a Mulher- Tipos e Formas de Combate”, seguida do ato de filiação e encerramento com o debate sobre Empoderamento da Mulher. “Eu acredito que todas nós juntas podemos fazer a diferença dentro de uma sociedade. E o Coletivo esta para isso, mudar todo contexto do cenário político”, afirma a secretária Estadual do PV Mulher no RN, Selma Benicá.

Segundo a secretária Estadual do PV Mulher em Pernambuco, Anna Paula Monteiro de Carvalho, serão realizados dois eventos de filiação.  O primeiro acontece no próximo domingo (13), no bairro Recife Antigo, com distribuição de brindes e divulgação do projeto “#RecifeBomParaViver”. O segundo será dia 18, com uma palestra ministrada pela própria secretária Anna Paula sobre Dengue, Zika, Chikungunya no auditório da Sede do PV/PE, com a participação do presidente do PV no estado, Carlos Augusto Costa, incentivando a filiação feminina, após a palestra.

Os eventos fazem parte da Campanha Nacional de Filiação do PV. Os parlamentares interessados a se unirem ao PV têm até dia 18 de março para formalizar a sua adesão. Aqueles que desejam se candidatar às eleições de 2016 têm até o dia 2 de abril para a filiação junto aos diretórios estaduais. As fichas de filiação estão disponíveis no site do PV para impressão ou na sede do partido da sua cidade/estado. Para efeito legal, o documento deve ser entregue presencialmente. Para saber mais informações acesse www.pv.org.br.

Início das Comemorações do PV Mulher

O primeiro evento ocorreu no sábado (5), em Curitiba, durante o Encontro Estadual do PV, com a presença da deputada federal, Leandre Dal Ponte, da ex-deputada federal, Rosane Ferreira, do senador, Alvaro Dias e do presidente do PV, José Luiz Penna. “É urgente à participação política nos espaços de decisão dos legislativos e executivos, começando com as eleições municipais. Venha para o PV, contribuir na criação de uma sociedade mais justa e igualitária”, convoca a secretária Estadual do PV Mulher no Paraná, Maria Isabel Corrêa.

Outro evento realizado sábado foi o Encontro Estadual do PV Mulher com o tema “Mulheres Verdes No Poder”, em Manaus. “O nosso foco é aumentar a participação da mulher na política e fortalecer todos os segmentos. A nossa luta é constante”, declara a secretária Estadual do PV Mulher no Amazonas, Eliane Ferreira. “Temos que continuar buscando o nosso espaço na política e na sociedade”, reforça Shirley, que também participou do Encontro.

A secretária Estadual do PV Mulher no Distrito Federal – DF, Renata Fortes, explica que, no domingo (6), ocorreram, duas atividades de filiação, um café da manhã na Região Administrativa – RA de Samambaia com lideranças femininas locais e um café da tarde na RA da Estrutural.

 

mulheres pv