A coleta seletiva, que está sendo implantada na capital federal, conta agora com mais um reforço. Foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (20) a lei nº 5.316, que cria nas unidades públicas e privadas de ensino do DF o programa Coleta Seletiva na Escola. O texto é de autoria do deputado Professor Israel (PV) e tem o objetivo de despertar nas crianças e adolescentes a consciência ambiental.
Para Israel, a lei foi promulgada em um excelente momento, já que o DF passa por uma fase de transição em busca de práticas sustentáveis. “Os estudantes terão papel fundamental na concretização dessa mudança de cultura e pensamento”, afirma ele, referindo-se ao descarte de lixo.
O desenvolvimento do programa contará com a participação de toda a comunidade escolar. Estarão envolvidos a direção e um grupo de conselheiros composto por professores, funcionários, alunos, pais ou responsáveis. A partir da coleta seletiva, os materiais separados poderão ser comercializados pelas escolas, contribuindo para a obtenção de receitas em prol da aplicação no programa e na própria instituição de ensino.
PV na CLDF
Na última quarta-feira, 19 de fevereiro, foi sancionado pelo governador Agnelo Queiroz outro projeto de autoria do Partido Verde na Câmara Legislativa do DF. O texto, também aprovado pelo deputado Israel Batista, prevê o uso de papel reciclado em todos os órgãos públicos do Distrito Federal.
Para o Partido Verde, a aprovação e sanção destes projetos demonstra um interesse do governo na pauta ambiental e um avanço da pauta no legislativo.
Fonte: Gabinete Dep. Israel Batista
Imagem: Reprodução EBC.