O presidente do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA-DF), Antônio Carlos Carvalho, assumiu o cargo em cerimônia nesta terça-feira (14), no Palácio do Buriti. Na ocasião, o vice-presidente do colegiado, Fábio Félix (ex-presidente do conselho e representante da sociedade civil), também tomou posse da nova posição no grupo.
Presente na solenidade, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, destacou que o colegiado é uma garantia da manutenção do diálogo do governo com a população no que diz respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes do Distrito Federal.
“O conselho tem o papel de contribuir com o governo na elaboração e no acompanhamento de políticas públicas. Vivemos em um momento bom nessa área com o programa Criança Candanga“, disse o governador. Ele citou ainda outras ações já em andamento voltadas para esse público, como a concessão de bolsas de estudos para crianças de 4 e 5 anos (com o objetivo de universalizar a educação infantil); a inauguração de quatro Centros de Educação de Primeira Infância em fevereiro (ao longo do ano serão nove); e a nomeação de 67 pediatras de concurso para servidores temporários a ser publicada no Diário Oficial do DF.
O Secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio Araújo, destacou o papel do CDCA-DF ao longo do último ano e elencou algumas ações já previstas para 2017. “Vamos estabelecer um planejamento estratégico para o CDCA, principalmente para que o Conselho consiga aprovar mais projetos e, assim, aumentar a execução do Fundo da Criança e do Adolescente, que já foi recorde em 2016”, celebrou.
O Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão deliberativo e autônomo. Ele é formado por 30 membros, sendo 15 representantes da sociedade civil e 15 do governo. A cada ano, um integrante torna-se presidente do conselho, alternando entre sociedade e administração pública.
Antônio Carlos Carvalho, presidente do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente do DF
Formado em administração com pós-graduação em engenharia econômica, atuou no governo federal e é servidor de carreira aposentado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2015, assumiu o cargo de secretário adjunto da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF.
Fábio Félix, vice-presidente do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente do DF
Fábio Félix é assistente social, mestre em política social pela Universidade de Brasília, servidor da Secretaria de Políticas para Crianças e atuante no sistema socioeducativo. Ele foi coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes da UnB de 2008 a 2009.
Fonte: Ascom Secria