A Câmara Legislativa do DF lançou na manhã desta quinta-feira (3) a Frente Parlamentar Ambientalista distrital. Composta pelos 24 deputados distritais, a frente visa fortalecer a defesa e manutenção das demandas ambientais. Presidida pelo deputado distrital Joe Valle, a iniciativa prevê a formação de grupos de trabalho para elaboração e revisão de projetos de lei impactem de forma real a preservação do Cerrado e o desenvolvimento sustentável do DF.
A sessão solene contou com a participação de diversos membros do governo local e da esfera nacional, representantes da sociedade civil, parlamentares e de partidos políticos. Na ocasião, o vice-presidente nacional do Partido Verde, Eduardo Brandão, e o deputado distrital verde Prof. Israel Batista participaram do dispositivo oficial.
Para o deputado Israel Batista, é importante que se realizem campanhas de comunicação pública a fim de que a sociedade entenda que os comprometimentos com a área ambiental já estão causando prejuízos à vida humana na terra. “Em uma conversa com um dos meus alunos, pude perceber que as pessoas ainda tendem a acreditar que os problemas ambientais serão enfrentados apenas daqui a 50 ou 100 anos. Somente por meio de uma estratégia objetiva e eficiente de comunicação conseguiremos fazer com a sociedade entenda que precisamos atuar agora, que é urgente”, reforçou o deputado.
Durante sua fala, Eduardo Brandão ressaltou a importância da fiscalização ambiental. “Precisamos da fiscalização ambiental fortalecida; ela é o braço da área ambiental, em todos os cantos da cidade. É assim que conseguimos atuar na ponta”, frisou Brandão.
Na Câmara Legislativa, o Partido Verde é membro do bloco Sustentabilidade e Trabalho formado por parlamentares da legenda em conjunto com a Rede Sustentabilidade e do Partido Democrático Trabalhista. Ao todo, cinco parlamentares compõem a maior representação organizada da casa. A preocupação com os graves problemas de degradação ambiental e com o crescimento do DF norteia os trabalhos do bloco. A unidade no enfrentamento dos desafios ambientais confere força ao bloco, atualmente presidido pelo deputado Chico Leite.